RSS

AC/DC



Durante a leitura podemos conhecer os detalhes e o contexto da formação da banda que teve seu início em 1973. Antes porém, é melhor entender brevemente como tudo começou…

O Clã Young tem origem na Escócia, mas precisamente em 1963 quando William e Margaret Young (pais dos irmãos Young) saíram de Glasgow, em busca de prosperidade e acabaram chegando à Austrália. Não à toa, pois a família Young tinha familiares estabelecidos no país. De uma família com 7 irmãos, Malcom e Angus sempre tiveram contato com a música. A influência e o interesse pelo rock veio através das bandas inglesas que despontavam na época e pelo irmão mais velho, George que fez certo sucesso no cenário musical da Austrália nos anos 60, com a banda Easybeats.

Desde cedo, os irmãos Young tinham o anseio de formar e tocar em uma grande banda. E não faltaram tentativas. Ambos formaram algumas bandas separadamente que não vingaram. Curiosamente, Malcom participou de uma banda chamada Velvet Underground (homônima com a banda americana formada por Lou Reed e Nico, porém sonoramente distinguível).

O primeiro show da banda já com o nome AC/DC foi 1973 em clube noturno de Sidney. Peculiar é a história sobre a origem do nome da banda. A sugestão do nome veio da esposa de George, Sandra. Ela havia se deparado com essa nomenclatura em máquinas de costura e eletrônicos da época e achou interessante sugerir aos irmãos. Sem muito relutância eles aceitaram e o nome ficou. Acontece que em meados dos anos 70, o termo AC/DC era uma gíria para bissexual e em várias entrevistas e depoimentos eles sempre negaram saber sobre esse fato e muito pouco se importavam com isso. Coincidência ou não, a banda fez alguns show em bares gays de Sidney, flertou um período com o glam rock e até chegaram a fazer uma pequena turnê abrindo para um show de cabaré de um travesti, que serviu de inspiração para o filme Priscilla, a Rainha do Deserto.


Durante a década de 70, banda lançou nada menos que 7 trabalhos autorais. E viu sua carreira crescer vertiginosamente. A ascensão da banda era algo que os irmãos sempre pregavam aos mais próximos. Porém, quando a banda estava colhendo os frutos de tanto trabalho e dedicação, e se preparava para lançar um dos maiores discos da história do rock o Back in Black, ocorria uma tragédia. Em Fevereiro de 1980, o vocalista Bon Scott, foi encontrado morto dentro do carro de um amigo. A sua morte na época não foi bem explicada e o laudo pericial registrou a morte como overdose. Os jornais da época afirmavam que Bon morrera sufocado pelo próprio vômito (assim como Jimi Hendrix e John Bonham, meses depois).

Em luto por um mês, os irmãos Young decidiram continuar. Outros vocalistas substituíram Bon Scott por um período, mas nenhum deles parecia entrar na voltagem na banda. Até que um garoto enviou uma carta sugerindo um certo cantor de Chicago. O cantor era Brian Johnson, que era vocal de uma banda chamada Geordie e após uma audição com os irmãos Young, estava decidido, Brian seria o novo vocalista da banda a partir dali.

TOP 10

10 - "Shot Down In Flames" ('Highway to Hell,' 1979)
09 - "Ride On" ('Dirty Deeds Done Dirty Cheap,' 1981)
08 - "Hell Ain't a Bad Place to Be" ('Let There Be Rock,' 1977)
07 - "The Jack" ('High Voltage,' 1976)
06 - "Let There Be Rock" ('Let There Be Rock,' 1977)
05 - "T.N.T." ('High Voltage,' 1976)
04 - "Whole Lotta Rosie" ('Let There Be Rock,' 1977)
03- 'It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock and Roll)' ('High Voltage,' 1976)
02 - "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" ('Dirty Deeds Done Dirt Cheap,' 1981)
01 - "Highway to Hell" ('Highway to Hell,' 1979)


 

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário